Resenhando: Noite na Taverna

Untitled
Foto: Tumblr

Faz um bom tempo eu venho tentando mudar meus hábitos. Começando a olhar melhor pras coisas nas quais eu torcia o nariz. Como se pode negar algo que não se conhece? (Salvo algumas exceções ok? ;)
O que importa é que, pra mim, desde que se espalhou essa febre de "manias" e sagas, não tenho lido nenhum livro o qual eu possa dizer que gostei de verdade. Até aquele do tigre me desapontou. E nisso, eu fiquei um bom tempo sem ler. Desiludida.

Até que eu tive uma "ideia brilhante". Regredir! :) Decidi que leria livros antigos, daqueles que se lê com um dicionário do lado. E comecei fazendo uma pesquisa pelos clássicos da literatura brasileira. E minha volta ao tempo começa com Noite na Taverna. Um exemplo do gótico brasileiro. É um prato transbordante pra quem não gosta de histórias leves.

Adultério, necrofilia, assassinato, suicídio, incesto, amor e morte. São as palavras chaves desses 6 contos escritos por Álvares de Azevedo. Ok, talvez lendo assim pareça terrível, mas na verdade é um livro de histórias macabras. Como eu já disse, um prato cheio pra quem gosta de histórias pesadas. A linguagem do livro revela o ultra-romantismo da época, então, até pra se falar de sexo e desejo, havia uma "ingenuidade" de palavras. As mulheres, virgens ou não, eram caracterizadas como tal, por conta de sua beleza. Numa parte da história, um dos personagens descreve sua amada como "bela como uma virgem".

Todas as relações afetivas do livro são uma relação direta com a morte. Isso é um ponto que deve ser observado muito cautelosamente. A relação amor-morte. Cautelosamente porque, isso é uma outra época literária, um outro estilo literário. Não é um simples romance água com açúcar do Nicholas Sparks que a mocinha morre no final. Os contos tem detalhes minuciosos e extremamente importantes para um desenrolar do livro como um todo, apesar de serem contos. Alguns eu até lia mais de uma vez pra ter certeza que entendi :p. Quem quiser um gostinho, aqui tem o primeiro conto do livro, "Solfieri". Não vou adiantar nada. Surpreendam-se!
As histórias são fantásticas e eu recomendo para todos os públicos. Mas aconselho cautela aos estômagos fracos ;)

Fui fui,
Larissa.


Um comentário:

  1. Belíssima resenha!!! Me orgulho em ver você mergulhando em uma literatura de qualidade!! Vale a pena viajar nesse mundo maravilhoso dos clássicos literários. Isso nos torna diferentes e muito mais completos!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!