Cronograma Capilar

Pois é. A gente tem mania de chamar de "hidratação" todo tratamento que vise recuperar qualquer tipo de dano no cabelo, mas acontece que a hidratação é apenas uma das etapas que compõe um tratamento completo para a recuperação dos fios. Para tratar adequadamente dos fios, o Cronograma Capilar possui 3 etapas: hidratação, nutrição e reconstrução.

A hidratação é responsável pela reposição de água nos fios, essencial para o cabelo com aspecto saudável, macio e para a melhor absorção de nutrientes e proteínas. (Babosa ou aloe vera, D-Panthenol ou vitamina A, Vitamina B5, Bepantol, Glicerina...)

A nutrição é responsável pela reposição lipídica dos fios, garantindo maleabilidade, flexibilidade, e ajudando na retenção de água que foi adquirida na etapa da hidratação. (Ceramidas, manteigas e óleos: karité, argan, tutano, abacate, cupuaçu, semente de uva, coco, oliva...)

A reconstrução é responsável pela reposição proteica dos fios, dando massa e força ao cabelo. (Queratina, Geléia Real, colágeno e aminoácidos: Argilina, lisina, prolina...)


Ok. Primeira fase completa. Aprendemos então que uma fase depende da outra, ou seja, não adianta nutrir o seu cabelo, se eu ele não tem água o suficiente para absorver a nutrição. Sendo assim, vamos ao cronograma na prática:

1ª fase: Hidratar - 2 dias sem lavar - Hidratar - 2 dias sem lavar - Nutrir - 2 dias sem lavar
2ª fase: Hidratar - 2 dias sem lavar - Nutrir - 2 dias sem lavar - Nutrir - 2 dias sem lavar
3ª fase: Hidratar - 2 dias sem lavar - Nutrir - 2 dias sem lavar - Reconstruir - 2 dias sem lavar

Ao final da 3ª fase, retorna-se a primeira, mantendo um ciclo.

Vale lembrar, que é preciso conhecer o seu cabelo, e ir adaptando o Cronograma a ele. Por exemplo, se acha que dois dias é um intervalo pequeno, e o seu cabelo não é oleoso, pode aumentar o intervalo para 3 dias. Mas o aconselhável é não ter um intervalo muito longo. Vale também conhecer a fibra do cabelo, e perceber se ele precisa de mais nutrição do que hidratação por exemplo. Depois eu faço um post sobre isso, ok?

Bom, é isso. Espero que gostem, usem e saibam administrar o Cronograma muito bem.

Larissa :*
Ah, e um feliz dia do amigo pra voces :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!